terça-feira, 1 de setembro de 2009

De poetas ou meninos (Incompleto)


Há um leonino ansioso escrevendo um texto. Chamaram-no de poeta. Ele quis o título pra si. O poeta é um menino. Um homem. Um verbo. Uma fusão do que vê, lê, sente. É santo. E safado. O Sabino era desconhecido. Sorocaba também. Às vezes se confunde com um homem sério, calado, chato. É brincalhão. Detesta dizer a altura. Já o definiram compacto. Acha-se atrapalhado. Tem duas mãos esquerdas. É destro. Entende da abstração que o sentimento implica. Não sabe o que é O sentimento. Não tem medo de distâncias. Escreve.
O leonino-poeta observa as coisas do cotidiano. Adora gente. Conversar. Gosta de receber notícias. De dar notícias. Detesta ficar no vácuo. Gosta de política. Adora ir ao cinema, embora não lembre, depois, o nome dos atores principais. Nunca come a pipoca toda. Só o chocolate. Adora pizza. E tapioca. Não entende o porquê de os Correios serem tão esquecidos... É professor de português. É sujeito e predicado. A sintaxe de sua vida o ordena à felicidade. Ele adora isso. A Semântica mostra o caminho.
Le Petit sabe o significado da amizade. É inocente e, por ser inerente à infância, não teme experimentar. Sobe em árvores altíssimas e vê, de cima, o tamanho do jardim. É uma floresta. Mergulha no mar com a boca aberta e cospe a água salgada, rindo. Ri sozinho. Fala sozinho. Teme a solidão. Escutou numa música que a solidão é pra quem tem coragem. É covarde.
Quase Mário de Andrade, é trezentos e noventa... “As sensações renascem de si mesmas sem repouso”. Adora esse verso. Acha que nasceu no tempo errado.
Quase Florbela, espanca quem não enxerga que a solidão é desnecessária. A solidão parece ser companheira dos poetas. Ameaça então desistir da poesia. Ama a possibilidade de amor. Ama. Ama a beleza triste da flor portuguesa. Diferente dela, vê o amor como suplemento. Que certamente não está por perto. Mas quem sabe não está equidistante? Mais exigente que a alentejana, o poeta-leonino cobra da vida. “E o mundo cobra de nós, um pouco mais de paciência”. A vida, no sentido literal da palavra, como o leonino-menino imagina, é mesmo rara.
E ele sente que precisa tanto de paciência. Tenta o mantra do budismo de Nitiren, “nam myo ho rengue kyo”. E haja Daimoku. O mix que resulta no homem, transforma-o em quê? Paciente. É paradoxo. É a urgência de uma ambulância correndo sobre as ruas para salvar vidas. Dorme quando o mundo cai. Cria uma raposa há quilômetros de distância.
Olha as horas, verdes. Espera. Almeja. E tanto caminho há pela frente. O caminho é a certeza de que pode escolher. “Dos habituais comportamentos contemporâneos,
optar é deles o mais desumano”. O leonino escolhe tudo, pode tudo, mas desiste de quase tudo, só não daquilo que está na caixinha e Pandora não poderia jamais tirar.
Peterson Nogueira, 04 de junho de 2009

2 comentários:

PedroNeto disse...

Sou o primeiro a comentar?
Pois bem, uma honra mas também uma obrigação. Anexar quaisquer palavras às ditas pelo poeta - pequeno - róseo e amoroso autor, é de uma responsabilidade digna dos mais corajosos.
Aí vou eu. Para o Petit Prince basta cuidar de uma rosa, ser aparentemente frágil, que o conquista e o torna único, sendo única.
Mas a reviravolta do destino pode ser tanta que uma rosa pode germinar num jardim, assim como não.
Então, segue-se à raposa,que estava ali, contemplando o desenrolar da trama rósea em que Pequeno Poeta encontrava-se.
Na caixa de Pandora podem estar os gritos mais assustadores ou os sussuros mais encantadores. Para saber basta abrir, ou colocar o ouvidinho. Poeta tem dessas coisas, concorda?

Isabela Gonzaga disse...

Bom, sou pequena ainda na arte de escrever né? mais pra falar de pet talvez nem precise ser tão grande assim, as palavras fluem sem perceber! Ele é simplesmente o mestre mais amigo que um aluno pode ter rsrsrs. As pessoas ficam admiradas com o jeito forte, amável e aventureiro dele, eu por exemplo.. queria me esconder no bouso dele e viver viajando, mais ele num deixa .. :/ mais eu sou fã \o/ e quero ser igual quando crescer! ;)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates